Prof. Dra. Iris Monteiro
A Ortodontia foca a sua intervenção no posicionamento dos dentes e a ortopedia facial é um ramo da Medicina Dentária que trata as relações entre os maxilares. O tratamento é feito com aparelhos chamados aparelhos ortopédicos faciais. A Ortopedia dos Maxilares é a correção das relações desarmoniosas entre as bases ósseas, enquanto Ortodontia trata da correção da posição dos dentes dentro do osso e tecidos envolventes. Assim, destacam-se pelo estudo, prevenção e tratamento de problemas de desarmonia dento-facial.
A Ortopedia Facial recorre, habitualmente, a aparelhos removíveis, que têm por objetivo redirecionar o crescimento dos ossos da face e dos dentes, diminuindo a necessidade do uso e o tempo de tratamento com os aparelhos fixos. Deve ser utilizada por crianças e pacientes jovens, já que devem estar em períodos de crescimento ativo para que seja efetiva.
Alguns casos recebem um tratamento combinado, utilizando-se aparelhos de ortopedia facial e de ortodontia. Faz parte de uma das especializações da odontologia de grande importância, requer a análise de conteúdos relacionados com a estética, harmonia do sorriso, oclusão e sistema miofascial, com recurso a técnicas avançadas.
A Ortodontia por si devolve o equilíbrio das funções e da posição dentária através de aparelhos dentários convencionais, de ultima geração ou até alternativas biológicas sem brackets. A evolução cientifica neste ramo é veloz e surpreendente permitindo a escolha do aparelho que melhor se enquadra no paciente, oferecendo-lhe também uma resposta social e profissional.
Apresentam-se dentro dos tipos de aparelhos dentários convencionais, de ultima geração ou até alternativas biológicas sem brackets:
A necessidade de ortodontia e/ou ortopedia facial (ortodontia Intercetiva), com diagnóstico e plano de tratamento, é avaliada com exames clínicos e alguns exames auxiliares de diagnóstico radiográficos e digitais. Este tipo de tratamento especifico poderá ser realizado tanto em adultos como em crianças. A avaliação inicial (primeira consulta) poder ser realizada após os 5 / 6 anos de idade, altura que começam a erupcionar os primeiros dentes definitivos – dentição designada por mista, onde na presença dos dentes decíduos (de “leite”) começam a aparecer os definitos.
© 2020 Clínica Médico-Dentária A. Roseiro, Lda.
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Desenvolvido por: DMC Manuela Rodrigues